0%
Posted inAssembleia da República Guimarães

Visita à rede pública de bibliotecas do Município de Guimarães

luissoares/Posted on /Comments Off

No próximo dia 23 de abril comemora-se o dia mundial do Livro. Foi dedicada, por isso, a manhã de hoje, a visitar a rede pública de bibliotecas do Município de Guimarães. Luis Soares visitou a Biblioteca Municipal Raúl Brandão e o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, bem como os polos descentralizados da Vila de Pevidém e da Vila das Taipas, que a par do polo da Vila de Lordelo e das 51 Bibliotecas escolares fazem de Guimarães um exemplo a nível nacional.

Acompanhado pela Senhora Vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto e pela Senhora Diretora da Biblioteca Ivone Gonçalves o deputado conheceu o trabalho desenvolvido de que se destaca o projeto da biblioteca Itinerante (uma viatura que percorre 22 freguesias do Município de Guimarães); a CAIXA-BIBLIOTECA (empréstimo a cafés), programa que permite “disponibilizar em baús, lotes selecionados de livros de acordo com a orientação literária da instituição em causa. “; o serviço de apoio às bibliotecas escolares designado por SABE; o Serviço de Leitura prestado ao Estabelecimento Prisional de Guimarães; bem como os programas específicos de exposições itinerantes, a hora do conto e o teatro de fantoches.

A Biblioteca apresenta uma média de 100 utilizadores diários, e detém um vastíssimo acervo literário, de cerca de 250.000 mil livros, de onde se destaca o fundo local que é constituído por obras de autores e instituições de Guimarães.

No final das visitas Luis Soares informou a Senhora Diretora que oferecerá todas as obras que recebe no Parlamento para enriquecer o polo da Biblioteca Raúl Brandão da Vila das Taipas, que, diga-se é, o mais pequeno e que necessita de um rápido alargamento.

Apesar dos constrangimentos que existem sempre, saúda-se a opção política da Câmara no serviço disponibilizado aos Vimaranenses e o excelente trabalho desenvolvido pela Senhora Vereadora e pelos funcionários da rede pública de bibliotecas.