Petição “Salvar o Rio Vizela” objeto de discussão na Assembleia da República

Luís Soares em representação do GPPS na Assembleia da República participou na audição dos signatários, da petição “Salvar o Rio Vizela”, subscrita por 4028 peticionários, entre os quais os representantes da Liga dos Amigos das Termas de Vizela, da Associação de Mergulho e atividades subaquáticas de Vizela, do Clube Turístico e Desportivo de Vizela e da Associação de Amigos do Ambiente de Cepães/Fareja.
Na audição o deputado Vimaranense saudou a importância do trabalho desenvolvido pelas referidas instituições no sentido de continuar a dar visibilidade a esta problemática. “Considero que o trabalho que tem sido desenvolvido pelas entidades competentes tem sido positivo e tem resultados efetivos. Contudo, há ainda um longo caminho a fazer no sentido de combater os principais focos poluição. Esse combate é possível através do reforço da capacidade inspetiva do Estado e da efetiva punição dos prevaricadores.” – disse. Paralelamente reforçou a importância de que os mecanismos de desinfeção das Estações de Tratamento de águas estejam em funcionamento e de alcançar a total separação das águas residuais das águas pluviais.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista está a trabalhar em diversas iniciativas no Parlamento, mas também no Governo no sentido de se alcançar este difícil objetivo comum de despoluição dos recursos hídricos.