0%
Posted inAssembleia da República Braga Concelhia Federação Guimarães

Luís Soares participa em Jornada dedicada à Proteção Civil e à defesa da Floresta

luissoares/Posted on /Comments Off

No dia 25 de julho, em que o Distrito foi fustigado com diversos incêndios em zonas florestais, o Deputado Luís Soares participou em Jornada dedicada à Proteção Civil e à defesa da Floresta organizada pelos Deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo de Braga.

Esta atividade permitiu conhecer de perto as dificuldades e o funcionamento da Companhia de Intervenção de Proteção e Socorro de Fafe, os Bombeiros Voluntários de Vizela e o Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga.

A segurança de bens e pessoas e o combate aos incêndios fazem-se com as referidas forças de combate e ainda com a força especial de bombeiros. Portugal tem cerca de 10.000 operacionais prontos para intervir em matéria de combate a incêndios, dos quais 9200 são bombeiros, os soldados da paz.

Ontem as corporações vimaranenses (Bombeiros Voluntários de Guimarães, e os Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas) estiveram envolvidos em dois incêndios complexos, no Concelho de Guimarães, em Vermil e no Monte da Penha, que mobilizaram meios distritais e nacionais.

Esta jornada que contou com a participação do Senhor Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, considerou que esta iniciativa dos deputados faz todo o sentido: em vez de reunir numa sala do Parlamento, justifica-se vir para o terreno aprofundar o conhecimento e a informação sobre os constrangimentos que afetam as instituições, responder diretamente às populações” e anunciou que o Governo se preparar para “elaborar um manual de proteção civil para as juntas de freguesia”, exemplificando que “a proteção civil compete a todos”.

Visita Proteção Civil 3