0%
Posted inAssembleia da República Concelhia Guimarães

Luís Soares faz balanço positivo do primeiro ano de mandato como deputado à Assembleia da República

luissoares/Posted on /Comments Off

Luís Soares e Sónia Fertuzinhos convocaram conferência de imprensa para apresentar o balanço do primeiro ano de mandato, na data em que se assinala um ano desde as eleições legislativas de 2015.

Novas sessões de esclarecimento sobre o Orçamento de Estado, são para continuar e têm início no decorrer do mês de outubro.

A sede do Partido Socialista no Largo Toural abriu para jornalistas e alguns militantes do Partido assistirem à apresentação do balanço da 1ª sessão legislativa da XIII legislatura da Assembleia da República realizada pelos deputados vimaranenses eleitos pelo círculo eleitoral de Braga do Partido Socialista.

Luís Soares centrou a sua intervenção destacando o trabalho parlamentar realizado, designadamente na defesa de matérias de âmbito nacional como foram a da reposição das 35h como horário de trabalho dos funcionários da administração pública, a revisão do regime da renda apoiada e a defesa da reposição da isenção de taxas moderadoras aos dadores benévolos de sangue. O deputado vimaranense destacou o papel dos deputados na defesa da classificação do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, designadamente da revogação da Portaria do anterior Governo, que desclassificava e retirava valências hospitalares a Guimarães, e a defesa da classificação daquela Unidade como Centro de Referência em matéria de doenças raras.

Por outro lado, Luís Soares, salientou que proximidade é a marca que pretende deixar: “Faço um balanço muito positivo deste primeiro ano. Visitamos, em média, uma instituição vimaranense em cada semana, às vezes mais; intermediamos na resolução de problemas; recebemos instituições e vimaranenses no Palácio de S. Bento e realizamos plenários de cidadãos, militantes e simpatizantes por todo o concelho. Estamos próximos dos problemas e das pessoas e essa é a chave para realizar um bom trabalho.”

Sónia Fertuzinhos destacou o papel da nova maioria parlamentar e do Governo do Partido Socialista como expressão de que, “na política, há sempre alternativas e o que se tem verificado é que as políticas de austeridade do anterior Governo falharam e legitimaram as políticas que o Governo Socialista tem posto em prática com o apoio do PCP, dos Verdes e do BE.

Armindo Costa e Silva e Domingos Bragança realçaram o bom trabalho desenvolvido pelos Deputados e o impacto positivo da sua ação e do Governo para Guimarães. “O trabalho dos Deputados tem sido excecional. Estão sempre disponíveis para estarem presentes, em Guimarães e em Lisboa, na discussão e resolução de problemas do município”, disse o edil vimaranense.

O dirigente Socialista Armindo Costa e Silva referiu que de facto a presença constante dos deputados em Guimarães e o seu empenho tem sido fundamental para o sucesso desta legislatura e para a resolução dos problemas que afetam os vimaranenses.

Os deputados garantiram que as sessões de esclarecimento pelo concelho são para continuar e terá lugar no decorrer do mês de outubro e novembro novas sessões de esclarecimento sobre a proposta de Orçamento de Estado para 2017.