Jornada Dedicada ao Turismo

No passado dia 29 de agosto os Deputados eleitos pelo círculo de Braga organizaram jornada dedicado ao turismo.
Tive a oportunidade de visitar a estância termal do Gerês, o barco rio Caldo e a barragem que lhe dá o mesmo nome, no Município de Terras de Bouro; a Escola Kook Proof e o Centro de Atividades Náuticas em Esposende, o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga; e o Centro Histórico de Guimarães.
A jornada em que participou a Senhora Secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho terminou com uma reunião com agentes turísticos do distrito, autarcas e outros convidados, na Plataforma das Artes e Criatividade em que ficou bem patente a estratégia do Governo e a importância que tem este setor para a economia do país.
Ana Mendes Godinho apresentou a estratégia turismo 2027 que tem como objetivo a identificação de prioridades e opções e a promoção da integração das políticas setoriais que influenciam a atividade do turismo em Portugal. Esta estratégia baseia-se em cinco eixos estratégicos: a valorização do território nacional; um impulsionar da economia portuguesa; a potencialização do conhecimento; o concebimento de conetividade; a projeção de Portugal no exterior.
Em 2016, apurados que estão os dados do primeiro semestre, verifica-se que o Turismo em Portugal continua a crescer (mais1% de turistas e 17% de receitas) e a região norte do país a que mais cresceu, por exemplo, em número de dormidas.
Aproveitando a presença da Senhora Secretária de Estado em Guimarães e no Minho não pude deixar de manifestar a minha preocupação relativamente a dois temos que respetivamente dizem a estes territórios: apesar da reversão da privatização da TAP, iniciada pelo anterior Governo, é fundamental que o Governo, como principal acionista interfira no negócio da Companhia aérea devolvendo ao Norte, os voos que foram retirados. Não faz sentido que o Estado detenha uma companhia se não é capaz de influenciar as suas principais decisões: o destino para onde voa!; relativamente a Guimarães defendi que a Plataforma das Artes e Criatividade é um equipamento cultural da região e do país e apoiado pelo Governo da República pode rapidamente tornar-se num fator de atratividade turística deste território.