0%
Posted inAssembleia da República

Intervenção no Debate Parlamentar sobre a criação do estatuto do Cuidados Informal

luissoares/Posted on /Comments Off

Esta semana participei no Debate Parlamentar sobre a criação do estatuto do Cuidados Informal. Participei posteriormente num Debate com a 1ª Peticionária, uma cuidadora e uma Jurista especialista na área da Saúde.

Depois da recomendação do Partido Socialista aprovada na Assembleia da República, em 2016, o Governo constituiu um Grupo de Trabalho que estudou soluções que permitam reconhecer e valorizar o papel dos cuidadores informais.

A Assembleia da República por iniciativa dos cidadãos discutiu novamente a matéria e alguns Partidos apresentaram recomendações e propostas de Estatuto.

Nesta matéria, e porque a responsabilidade Governativa é do Partido Socialista, não basta propor soluções. É fundamental perceber quais os reais impactos financeiros e sociais, e as implicações laborais das propostas.

Propor por simpatia ou para ganhar a simpatia é criar falsas expectativas que os cuidadores informais não merecem. Por esse motivo, o Partido Socialista continuará com o Governo a trabalhar nas soluções que melhor defendam os interesses dos cuidadores, mas sobretudo que defendam de forma sustentada e para futuro. O pior contributo que poderíamos dar seria o de aprovar medidas contrárias aos interesses dos cuidadores, financeiramente incomportáveis e sobretudo não duradouras.