Hospital de Guimarães debatido em Sessão Plenária da Assembleia da República

Luís Soares em representação do Grupo Parlamentar do Partido Socialista debateu na sessão plenária do passado dia 20 de julho, a Petição nº 7/XIII/1º, “Defender o Hospital de Guimarães e todos os seus serviços e exigir condições dignas de atendimento na Urgência”, subscrita por 4 660 cidadãos.
O parlamentar socialista, lembrou o texto da petição para dizer que «foram os cortes na Saúde [pelo anterior Governo] que produziram resultados catastróficos nas Urgências» daquela unidade de saúde, bem expressos nas aberturas dos telejornais, que davam conta de um hospital «sem camas, sem macas, sem profissionais e com tempos de espera bem além do razoável».
Contra esse «legado», o deputado Luís Soares contrapôs o que «em dez meses» já fez o atual Governo: «ainda esta semana, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital dizia, sobre esta petição, que já não tem razão de ser, porque já foram atendidas as reivindicações dos utentes».
«É verdade; muitas das reivindicações estão hoje resolvidas, por um Governo do PS que fez em 10 meses o que o PSD e o CDS destruíram em quatro anos; revogámos a portaria? Sim, revogámos; autorizámos a contratação de mais recursos humanos? Sim, autorizámos; esta semana são mais 13 médicos cuja contratação foi autorizada; ainda não requalificámos as Urgências? O futuro por nós responderá», concluiu.