Desemprego desce na região do Ave

Os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Braga organizaram uma Jornada dedicada ao emprego e à segurança social, que decorreu na primeira semana de julho.
Na visita ao Centro de Emprego do Médio Ave, em Guimarães, foram disponibilizados dados estatísticos relativos à evolução do desemprego registado, à evolução da oferta de empregos, e à colocação de desempregados no período compreendido entre os meses de janeiro e maio de 2016. Comparativamente com o período de 2015 registou-se uma diminuição do desemprego registado (-9,29%), um aumento das ofertas de emprego (+25%) e um aumento das colocações de desempregados (+25%).
Estes dados conciliados com a diminuição ao longo dos últimos meses da taxa de desemprego, em junho (11,6%), menos 0,9% do que em junho de 2015, animam e dão esperança a todos os que acreditam que é possível fazer diferente. Com a prudência que os números exigem, afirma-se o reflexo das políticas do Governo do Partido Socialista que dão confiança aos empresários para a criação de emprego, e combatem o maior flagelo que afeta a sociedade portuguesa.
Porque não desapareceu das preocupações do Partido Socialista, o Desemprego Jovem continua a registar níveis demasiadamente elevados. Apesar ter descido 2,3% em junho de 2016, quando comparado com o mesmo período de 2015, este é um problema estrutural que tem adiado vidas, a emancipação e a felicidade de muitos jovens. É particularmente para estes que continuaremos a trabalhar.
A Jornada continuou com uma visita ao Centro Distrital da Segurança Social, ao Centro Profissional de Mazagão, a Associação Gerações e à Associação AVC. Terminamos o dia com uma reunião com simpatizantes e militantes e com os Secretários de Estado do Emprego e da Segurança Social.