0%
Posted inAssembleia da República

Deputado vimaranense defende política gradual de aumento de salários como estratégia de valorização do trabalho nos setores tradicionais do têxtil e de renovação de trabalhadores qualificados

luissoares/Posted on /Comments Off

Declarações aconteceram em reunião com a CGTP para preparar a discussão do Orçamento de Estado para 2017.

No contexto da preparação da discussão da proposta de orçamento de Estado para 1017, representei o Grupo Parlamentar do Partido Socialista na reunião com a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP).

A reunião permitiu analisar os progressos verificados no último ano em matéria laboral, designadamente o aumento do Salário Mínimo Nacional, a devolução de rendimentos aos trabalhadores.

Os sindicatos são uma força e um parceiro social relevante para concretizar as políticas de crescimento, coesão e valorização dos trabalhadores que o Partido Socialista pretende implementar.
Nesse contexto, Luís Soares, defendeu que a politica de salários é uma ferramenta fundamental também para as empresas. Dando o exemplo no setor têxtil do Ave, o deputado explicou que são operários qualificados que fizeram o produto português têxtil reconhecido internacionalmente pela sua qualidade. Contudo são esses operários, com uma longa carreira contributiva e um histórico de remunerações quase sempre associado ao salário mínimo que não querem essa vida para os seus filhos.” Assim, o deputado alertou para a dificuldade que as empresas e o setor têxtil terão em encontrar uma nova geração de trabalhadores qualificados, atendendo ao baixo nível de salários praticados,