Candidatos do Partido Socialista visitam Corporações de Bombeiros do Concelho de Guimarães

No seguimento das iniciativas de pré-campanha, enquadradas nas Legislativas do próximo 4 de outubro, os candidatos do Partido Socialista, Luis Soares e Nelson Felgueiras realizaram esta quarta-feira, dia 19 de agosto, duas visitas, respetivamente aos Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) e Escola Nacional de Bombeiros em Souto Santa Maria. Nas iniciativas marcaram ainda presença o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Braga, Caldeira Cabral, e o Presidente da Federação de Braga e candidato, Joaquim Barreto.
Tais visitas permitiram apurar, na presença do presidente da direção dos BVG, Gualter Costa e Silva e o seu comandante, Bento Marques, algumas das suas preocupações, nomeadamente no que respeita ao enquadramento legal previsto à proteção dos seus efetivos, concretamente no caso de acidente provocado pela sua atividade ao serviço da corporação, assim como, no que concerne ao número de formandos, atualmente profundamente afetado pela emigração, facto transversal à sociedade portuguesa e com incidência significativa também na zona do concelho de Guimarães. Aliás, a condição de voluntariado com o qual se propõem, significa, desde logo, um conjunto de condicionalismos pessoais, laborais e familiares, fato que defendem exigir um reconhecimento e um incentivo distinto do atual, prestigiando este papel e defendendo esse estatuto numa lógica de descriminação positiva.
Por sua vez, em consequência da visita realizada à Escola Nacional de Bombeiros, os candidatos puderam constatar pessoalmente as componentes que constituem a base de formação do bombeiro, percebendo que a sua ação formativa se encontra adaptada para o meio ambiente local, privilegiando não só o combate ao incêndio florestal, como o urbano e ainda a formação de resgate em meio aquático e em águas profundas.
Luís Soares criticou a decisão da maioria que suporta o Governo por retirar a partir de Setembro a prioridade da investigação aos crimes de incêndio, principalmente quando se sabe que a grande maioria dos incêndios têm mão criminosa. O candidato vimaranense afirmou que constatou que o Concelhio de Guimarães está bem protegido pelas suas duas corporações, mas que urge mais e melhores apoios a estas instituições que tanto fazem, voluntariamente, pela segurança das pessoas e de bens.
Também nesta tarde os candidatos do Partido Socialista foram recebidos na Câmara Municipal de Guimarães pelo Senhor Presidente da Câmara, Dr. Domingos Bragança que afirmou os principais desafios do Concelho para o futuro e as políticas que tem posto em prática neste mandato, designadamente em matéria de apoio às empresas e aos vimaranenses.